Curso de Cutelaria na UnB.

O Brasil agora tem a segunda escola de Cutelaria do Mundo
a ser instalada em uma Universidade Federal
.

 

Depois de promover quatro edições do Salão de Cutelaria de Brasília, nossa Capital tornou-se sede da segunda escola de cutelaria no mundo a ser instalada dentro de uma universidade federal. A iniciativa é fruto da parceria estabelecida entre o Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB) e a Sociedade Brasileira dos Cuteleiros (SBC) e tem como coordenador o cuteleiro Milton Hoffmann, Vice - Presidente da SBC.

Depois de três anos da fundação da SBC, o sonho de se criar uma escola de cutelaria e divulgar ainda mais a arte pelo mundo começa a se realizar. A primeira turma de nossa Escola aconteceu no período de 16 a 19 de junho de 2005 sob o título de Curso de Extensão Universitária, regido pelas normas da Escola de Extensão da UnB, e com certificado emitido pela própria Universidade.

O corpo docente foi composto pelo Journeymann Smith Ricardo Vilar, como professor convidado; por Milton Hoffmann, como professor coordenador e por Hamilton Vogado como monitor. Os alunos participantes da histórica turma foram Carlos Angelo de Oliveira, Carlos Wolfgram, Francisco Inaldo, Maria Telma Paludo, Maximiliano Laporte , Prof. Miguel Simão, Nagib Abdanur Jr., Nalmir Valadares dos Santos, Ricardo Oliveira, Ricardo Lima, Stanley Altoé e Virgínia Portugal.

Com 36 horas de duração, as 12 vagas de cada turma são abertas a professores e a alunos da universidade, bem como à comunidade em geral e, dentro da programação, os alunos são orientados a forjar e finalizar sua faca a qual será o objeto da avaliação final.

No mês de outubro de 2005 estaremos dando início ao intercâmbio entre os instrutores da SBC com os instrutores da American Bladesmith Society, quando o cuteleiro Ricardo Vilar, Presidente da SBC, estará no estado do Arkansas para ministrar um curso sobre o forjamento de facas integrais.

Estaremos realizando em nossa escola na UnB agora no dia 25/08/2005, a partir das 19h 30min, uma Martelança com a participação dos cuteleiros Francisco Ferrari e Milton Hoffmann. Esse evento é de caráter gratuito e aberto à comunidade.

 

Para maiores informações:
Milton.Hoffmann@gmail.com
(61) 8429-6680.

 

Aconteceu entre 20/09 a 22/10/2006 a 4a turma do Curso de Cutelaria, que foi ministrado na Universidade de Brasilia. Desta vez o professor convidado para comandar a turma foi o cuteleiro RICARDO VILLAR.

Oficina
Realização da
Sociedade Brasileira dos Cuteleiros

 

Volta para Cutelaria Virtual.