Aço Damasco

damasco

Uma técnica trabalhosa, mas que produz resultados excelentes

O texto explicativo abaixo foi retirado da publicação “A Faca Bowie”, edição especial da revista Magnum, de autoria de Laércio Gazinhato

As primeiras menções a espadas extremamente afiadas e com lâminas de excepcional elasticidade datam aproximadamente do ano 540 e sabe-se que os europeus atribuiam o nome de Aço Damasco a esse tipo por tomarem conhecimento inicial do mesmo à época das Cruzadas e na cidade do oriente desse nome.

damasco
O artesão examinando uma barra de aço, que após muito
trabalho se tornará uma lâmina.

 

Entretanto esse tipo de aço não era lá fabricado, sua produção ocorria na India, na forma inicial de “pastilhas” de 70 a 80 mm de diâmetro, as quais foram posteriormente chamadas pelos europeus (quando dominaram a técnica) de “Woots”, revendidas ao Oriente, essas “pastilhas” serviam para que os primitivos cuteleiros com elas forjassem lâminas.

damasco
A barra de aço é esticada por forjamento, dobrada e caldeada
várias vezes até se tornar uma mistura homogênea.

 

O aço Damasco nada mais é, técnicamente falando, e numa linguagem moderna do que o CALDEAMENTO entre dois ou mais tipos de aços de diferentes composições, o produto dos quais, após a têmpera, mostrará também diversos níveis de endurecimento, justamente por isso considerado como extremamente elástico e mantenedor de um fio duradouro.

damasco
Uma das etapas do processo, forjando, usando marretas e
bigornas até que os pedaços de diferentes tipos de aço
se fundam completamente.

O aço-Damasco, por sua própria constituição de diversos tipos de elementos, terá sempre maior resistência a torção e tração do que lâminas produzidas com apenas um tipo de aço, isto lhe confere uma elásticidade especial e notável

damasco
A ajuda, que é sempre bem-vinda pois esse processo é
extremamente cansativo e desgastante.

Deve ser especialmente notado que facas Bowie com lâmina de aço-Damasco não eram habituais em seu período áureo, sendo muito mais frequentes atualmente, quando o antigo processo foi redescoberto pelos cuteleiros “custom” dos EUA.

Abaixo temos alguns exemplos de trabalhos com Aço-Damasco, ESSES PRODUTOS NÃO ESTÃO À VENDA, pertencem à colecionadores que as encomendaram aos artesãos de sua preferência.

damasco
Clique na foto para vê-la ampliada

damasco
Clique na foto para vê-la ampliada

 

Agora use a sua imaginação e criatividade, projete uma faca especial para você, entre em contato com algum cuteleiro que aceite executar seu projeto e faça sua encomenda, certamente será um item muito valioso na sua coleção.