Os 10 mandamentos do apreciador de cutelaria fina

Informações reproduzidas com AUTORIZAÇÃO ESPECIAL da Knife Company, constantes dos catálogos No. 1 e No. 2

  1. Nunca guarde peças de cutelaria fina em suas bainhas a menos que elas sejam de metal. Limpe o interior das bainhas de metal com uma solução de 10% de óleo e 90% de querosene (ou removedor a base de petróleo) quando adquirir exemplares com elas. O mesmo se aplica para os canivetes que não devem ser guardados em suas bolsinhas, mas apenas transportados nelas.
  2. Ao guardar peças de cutelaria fina, não deixe que as lâminas (ou outras partes metálicas) tenham contato com materiais naturais (madeira, couros, papel, tecidos de algodão, etc.).

  3. Após manusear cutelaria fina, passe sempre uma flanela nas partes metálicas e depois uma fina camada de óleo para armas/ferramentas ou silicone. Nunca utilize óleos desengripantes, como WD-40, M 1, etc. devido a extrema penetrabilidade desses compostos.

  4. Ao lubrificar uma lâmina, tome extremo cuidado com as áreas de fio e da ponta.

  5. Não toque desnecessariamente uma lâmina e peça para que os outros também não o façam.

  6. Pelo menos uma vez ao ano verifique cuidadosamente as lâminas de suas peças de cutelaria fina. Aproveite a ocasião para engraxar ou “siliconizar” bainhas de couro e encerar as empunhaduras.

  7. Ao guardar sua cutelaria fina em estojos, mesmo aqueles com revestimento de material sintético, “siliconize” o “berço” dos mesmos.

  8. Nunca tente re-polir peças de cutelaria fina, quer sejam “custom”, antigas ou comerciais de qualidade. Deixe isto para os profissionais.

  9. Nunca, mas nunca mesmo, manuseie peças de cutelaria fina, mesmo que de aço inoxidável, com mãos úmidas.

  10. Lembre-se: cada tipo de lâmina tem uma função específica. Assim, nunca utilize uma lâmina como barra para levantar ou afastar algo e nem tampouco tente desaparafusar nada com a ponta de uma lâmina, a menos que ela tenha sido projetada para isso.

 

“Dica” Importante: Um excelente silicone em “spray” chama-se “LubeGin” e é produzido pela Ind. Química Elgin. Pode ser encontrado em lojas de ferragens, de tintas, de materiais para construção ou automotivas. Na falta deste, opte por um em forma de líquido e aplique com um pano seco apenas uma fina película.

 

As Informações acima foram extraidas dos
Catálogos Knife Company