Zakharov

Zakharov é a marca registrada das fabulosas facas produzidas no Brasil, que conquistaram clientes no mundo inteiro. Zakharov é a marca registrada das facas por nós produzidas. É também o nome da família, que atualmente faz no Brasil as facas que já eram fabulosas na Rússia, quando eram confeccionadas, na atual Ucrania pelo nosso avô, Sr. ARKHIP e pelo nosso bisavô, Sr. FOMÁ, e antes ainda, por outros antepassados conforme pode-se constatar abaixo em nossa árvore genealógica.

FAMÍLIA ZAKHAROV

Pesquisa feita em Setembro de 2001 por Carlos Zakharov, Oksana Zakharov e Victor Koldaev, no arquivo estadual da Região de Rovno, Ucrânia, usando Reguistriynie skaski, perepisi 8, 9 e 10.

1760 ZAKHAR NICOLAIVITCH ZAKHAROV Pouco sabemos desse nosso antepassado.

1792 ONISIM ZAKHAROVITCH ZAKHAROV Nasceu na aldeia Spanov, Região (uezd) Rovno, gubernia Volyn, Império da Rússia. É possível ver algumas de suas peças no Museu da Aldeia de Spanov.

1816 TROFIM ONISIMOVITCH ZAKHAROV Avô do Sr. Arkhip, que o iniciou na arte de fazer facas, nasceu em casa (dvor) 34, Aldeia Spanov, Região de Rovno.

1858 FOMA TROFIMOVITCH ZAKHAROV Pai do Sr. Arkhip, faleceu em plena atividade aos 102 anos de acidente de carroça, nasceu na mesma localidade de seu pai.

1881 ARKHIP FOMITCH ZAKHAROV Nascido também na mesma localidade de seu pai, veio ao Brasil em 1926, sendo o precursor aqui da arte familiar de fazer facas, ferramentas para trabalhar madeiras, etc..

1923 PIOTR ARKHIPOVITCH ZAKHAROV Nascido na mesma localidade de seu pai, chegou ao Brasil aos 3 anos de idade. Dedicou-se até os 42 anos em outras atividades, ocupando cargos importantes executivos, quando resolveu dar continuidade a tradição familiar, conseguiu com seus conhecimentos e espírito inovador fazer mudanças radicais, ditando novas maneiras de fazer facas, ex.: faca sem rebites, corte progressivo, corte escalonado.

1951 CARLOS ZAKHAROV Brasileiro, nasceu em São Paulo, trabalhou desde menino no pequeno ateliê de seu pai, que afiava facas, ferramentas em geral e fazia facas sem estampar ainda a famosa marca Zakharov. Atuou sempre na área de ferramentaria, e em 1978 deu início, com seu pai, à produção de facas em escala maior já com a marca Zakharov. Fundou junto com seus filhos em 1993, a Arkhip Facas Especiais, imprimindo novos conceitos na fabricação de facas artesanais.

1974 GLADISTON E GLADISSON ZAKHAROV Irmãos gêmeos, fundaram junto com suas irmãs e seu pai Carlos Zakharov, a Arkhip Facas Especiais em 1993. Assim como seu pai, tiveram formação técnico-mecânica, que facilitou bastante a introdução de tecnologia moderna, aprimorando o modo de fazer facas sem desprezar, no entanto, conceitos antigos herdados de seus antepassados que sempre fizeram a fama de nossas facas. Aços fabulosos e famosos eram confeccionados por muitos ferreiros na Rússia , e mais antigamente no oriente, de onde é conhecido o famoso aço de Damasco. (Não confundir com o aço moderno, adamascado, fabricado em todo o mundo atualmente). Simples camadas sobrepostas de aço e ferro ou aço e outros metais coloridos, dão um bonito desenho na lâmina, porém qualidade para cortar outras lâminas de aço, não foi comprovada. Cortavam sim, lâminas de ferro ou de bronze. Lendas são lendas.

As facas ZAKHAROV também já têm lendas no Brasil, sendo do nosso conhecimento que muitos possuidores afirmam, entre outras coisas, que as mesmas NUNCA PRECISAM SER AFIADAS, CORTAM PREGOS, SÃO IMPORTADAS, ETC. Isso não corresponde aos fatos. É lenda. A Verdade é que as Facas ZAKHAROV permanecem afiadas por muito mais tempo que as mais famosas, e algumas cortam até arames e chapas de ferro e outras facas.

ZAKHAROV confecciona também Facas para cozinha, sashimi, churrasco, cirúrgicas, micrótomos, etc., que evidentemente não precisam cortar ferro.

ZAKHAROV confecciona super Facas especiais para o COE, ROTA E GATE da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para o Emergency Squad da Polícia de New York, e outras polícias. Confecciona também Facas especiais para a indústria, que não são para impressionar pela beleza ou desenho extravagante; são Facas cujos desenhos às vezes nem parecem com facas, pois algumas são circulares, outras não têm cabo ou tem dois, etc., são criadas – não imitadas – para cortar com mais eficiência e economia.

ZAKHAROV não tem nada contra facas bonitas, pois já confeccionou muitas sob encomenda, até para rituais. Muitos desenhos ZAKHAROV são Patenteados, como por exemplo, gume progressivo, gume escalonado, cabo côncavo, Facas com serra para cortar ferro e outros metais, etc.

 

COMPRE OS PRODUTOS ZAKHAROV NA